Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Rock 'n' roll movies





Eu sempre gostei de filmes de rock, filmes com bandas, e etc. Veja bem, não é filme de música... não são musicais, são filmes de rock 'n' roll.
Faço esse post para escrever um pouco sobre meus favoritos, e pedir dicas de bons filmes nesse gênero para eu poder assistir.

O meu filme favorito nesse gênero é Ainda Muito Loucos (no original, Still Crazy), o assisti a primeira vez na HBO, quando eu ainda tinha tv a cabo, bons tempos. O filme é inglês, lançado, se não me engano, em 1998 e conta a história de uma banda dos anos 70 que estava se reunindo na época (ou seja, a história não se passa nos anos 70, e sim uma reunião da banda nos anos 90 mesmo). O nome da banda é Strange Fruit, e a trilha sonora (ou seja, as canções do Strange Fruit) são sensacionais... assista o filme, escute a trilha e duvido que não fique cantarolando "All over the world tonight...", sem spoilear muito, o legal é que eles não fizeram apenas a "história de uma banda de antigamente se reunindo nos dias atuais", tem alguns pontos particulares bem legais, como por exemplo o fato de a banda ter tido um vocalista no seu auge, que morreu, e foi substituído por outro que também teve seu auge na banda, porém nunca foi unanimidade com os fãs e dentro da banda também. E também o guitarrista (e irmão do falecido ex-vocalista) que estava internado numa clínica de reabilitação, e se junta à reunião da banda só depois que a banda já saiu em turnê com um novo guitarrista. Enfim, é um filme divertidíssimo, e ao mesmo tempo dramático, e um bela vitrine para tudo que estava ocorrendo na época: reuniões de bandas como Black Sabbath, Kiss e Iron Maiden ocorreram paralelamente ao lançamento do filme.



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu não podia deixar de fora um trash do gênero: Colapso Mortal. Nunca esqueço nem o dia que eu assisti a primeira vez. Cheguei em casa num domingo de 1999, após ir assistir uma corrida de gaiolas lá em Piracicaba e na antiga CNT/Gazeta anunciam que passaria esse filme naquela noite. Assisti, claro.
A história é clichê: um jovem, péssimo guitarrista, trabalha junto com uma gostosa numa pizzaria, cujo dono é um velho explorador. Esse jovem guitarrista numa noite conhece uma mulher estranhíssima que nada mais era do que a mediadora entre ele e o capeta. Ele vende sua alma e da noite para o dia se transforma num guitarrista espetacular (cenas feitas por Michael Angelo), e consegue entrar numa banda de hard rock poser da época, e do nada sua fama e seu ego começam a dominar a banda e a elação com os integrantes vai se deteriorando.
E sim, esse vocalista mais parece o Cazuza do que vocalista de hari metal 80's poser.
E, sim [2], pra você que viu o vídeo abaixo, a atriz loira é a atriz pornô Traci Lords.
Faz ANOS que tento baixar esse filme. Se alguém souber um link, POR FAVOR, me diga.


-------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------------



Rock Star, é meio que a documentação cinematográfica do que aconteceu com Tim Ripper Owens (ex-Judas Priest, ex-Iced Earth, Betyond Fear, Malmsteen, solo). Conta a história de um jovem trabalhador, cantor de heavy metal, que idolatra certa banda, e que vê sua oportunidade pintar com a saída do vocalista dessa banda, e ele passa nos testes e vira o novo vocalista da banda que ele tanto idolatrou. Rob Halford (o vocalista que Tim Owens substituiu no Judas Priest) disse em uma entrevista certa vez que o problema do filme era como ele (Halford) havia sido representado: um vocalista homossexual cheio de estrelismo. Já, eu, particularmente, adorei o filme todo, exceto o final... aquele final com ele saindo da banda e cantando uma musiquinha "voz e violão" num bar deu a impressão de: "cresci, chega dessa porcaria de heavy metal". Mas no geral, o filme é bom. E a trilha sonora é uma das mais famosas, quem não conhece "Stand Up", do Steel Dragon (no caso, o Judas Priest do filme)?


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola de Rock, com o comediante Jack Black, grande fã de hard rock e heavy metal, é uma comédia sobre um "rockeiro" (perdão, detesto o termo, mas tive que usar) que engana a diretora de uma escola fazendo-se passar por um professor substitudo (seu amigo) numa escola, e na hora de dar aula para a criançada, ele dá uma aula de rock, com os alunos aprendendo diferentes instrumentos. Cena que eu nunca esqueço, mas que não achei no youtube: o personagem do Jack dando o disco 2112 do Rush para o baterista da banda e dizendo para ouvir aquilo e aprender com o mestre Neil Peart, hehe. Abaixo o trailler:


--

Quase Famosos é o mais, digamos, "cult" deles, até indicado para o Oscar foi, e se não me engano, até ganhou um. O filme retrata aquela cena dos anos 70, inspirada pela santíssima trindade: Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin. Um moleque com cerca de 15 anos consegue emprego na revista mais top da época, e decide viajar em turnê com uma das grandes bandas da época, o Stillwater, e assim vive junto com a banda todas as alegrias e brigas entre os integrantes. Outra vez se eu não estiver enganado (desculpe, eu gosto de puxar as coisas pela memória, em vez de pesquisar tim tim por tim tim), o filme é uma autobiografia do próprio diretor do longa. Apesar de "rockeiro", o filme é mais um drama do que qualquer outra coisa.
StillWater - Fever Dog


-------------------------------------------------------------------------------------------------

O filme do Kiss, Detroit Rock City, é um dos mais legais também e não necessita de muita explicação. Conta a história de quatro jovens fanáticos pela banda que fazem o impossível para conseguir ir num show da banda, incluindo "lutar" contra a mãe de um deles, uma fanática religiosa. Aqui o diferente é que a banda não é fictícia, então a trilha sonora conta com canções do próprio Kiss e de bandas como Black Sabbath, Thin Lizzy, Van Halen e The Runaways.
Trailler:


-------------------------------------------------------------------------------------------------



Tem ainda outros filmes bem famosos e mais antigos, como Wayne's World, Rock 'n' Roll High School, CrossRoads (A Encruzilhada), e Airheads.
Um que eu baixei hoje é o filme da banda The Runaways, talvez depois que eu assistir inclua a resenha aqui nesse post.

E agora quero DICAS. Me falem filmes nesse nipe pra eu poder assistir =]

4 comentários:

tavares. disse...

Deixei um selo pra você lá no meu blog *-*

M.V "Shogun" disse...

Rock Star e Airheads então entre os meus favoritos. E são os que eu mais vi

tavares. disse...

Conheco, mas ainda não tive oportunidade de assistir nenhum. Ele tem vários ótimos filmes, Laranja Mecanica, O Iluminado, espero assim em breve!

Daniel disse...

Achei um link pro colapso mortal, mas sem legenda lá no araponga.

http://arapongasrockmotor.blogspot.com/2009/07/shock-em-dead-1991.html

Vou baixar, sempre ouço falar desse filme, mas nunca vi.